Blogs Negócios Organização

8 formas de exercitar sua criatividade

O que faz de algumas pessoas tão criativas? Já me fiz muito essa pergunta, até o dia em que percebi que a criatividade é algo a ser trabalhado. Lembro que desde pequena ouvia pessoas falando: “Nossa, como você é criativa.” Mas eu não achava isso, afinal, tudo que eu pensava e fazia era extremamente normal. O que acontece é que existem alguns hábitos que fazem com que você mantenha sua mente trabalhando e tenha boas ideias mesmo sem perceber.

Neste post separamos algumas dicas que podem te ajudar a exercitar sua criatividade e se tornar uma dessas pessoas que estão sempre tendo boas ideias e, mais que isso, tirando-as do papel.

Reflita sobre sua vida

Faça reflexões diárias sobre as seguintes questões: Como você pode melhorar o seu trabalho ou estudo? Existe alguma forma de você ajudar outras pessoas? O que você pode fazer para sentir-se bem? Existe alguma coisa que você desejou muito e desistiu? O que você pode fazer para reviver este sonho? Reflita sobre essas questões e tente escrever ao menos sobre uma delas todos os dias.

Anote tudo que achar interessante

Faça anotações sobre todas as suas ideias, independente de onde esteja. Se você quer se manter criativo é importante que tenha papel e caneta sempre em mãos. Guarde um bloquinho na mochila e quando pensar em algo interessante, seja no shopping, no ponto de ônibus, na faculdade ou em uma balada, anote-a.

Não se esqueça das suas ideias

Releia suas anotações no fim da noite e nos finais de semana. De nada adianta anotar suas reflexões e ideias se estes seus papéis ficarem perdidos na bolsa ou numa gaveta qualquer. Por isso, crie o hábito de ler suas anotações antes de dormir e, se possível, reescrevê-las em um caderninho específico para que elas não se percam. Também é importante definir uma periodicidade para ler essas páginas, portanto, é interessante que tire alguns minutos do seu fim de semana para isso.

Exercite sua curiosidade

Seja mais curioso em relação a tudo ao seu redor, sejam pessoas, coisas ou lugares. Ao conversar com alguém, por exemplo, faça com que essa pessoa sinta-se importante e preste atenção em tudo que ela diz. Se interesse da mesma forma pelos lugares que visitar e coisas que puder ver e tocar. Observe os mínimos detalhes e absorva essas informações.

Busque novas fontes de ideias

Visite lugares que você ainda não conhece, ouça novas músicas, assista a documentários, leia revistas e novos livros e faça novas amizades. Tudo isso pode ajudar no desenvolvimento da sua criatividade. Além disso, uma dica em especial que eu dou é frequentar eventos com pessoas que tenham os mesmos interesses que você. Eu, por exemplo, consegui me desenvolver muito melhor depois de começar a frequentar os eventos da Fundação Estudar.

Questione tudo que for possível

Tente segurar a timidez e fazer perguntas sempre que possível, isso pode te ajudar a desenvolver seu cérebro e aprender mais sobre determinado assunto. Aqueles alunos que perguntam demais podem até parecer chatos, mas são muito inteligentes. Não leve dúvidas para casa, leve conhecimento. Quem? Onde? Quando? Por quê?

Explore sua criatividade com mapas mentais

Você lembra do post sobre Visual Thinking? Lá eu expliquei como colocar suas ideias no papel de forma clara e objetiva. Pois então, este hábito pode ser útil para sua criatividade. Construa mapas mentais com suas ideias e anotações em geral. Isso possibilita que você crie ligações entre elas e desenvolva melhor suas explicações. Dessa forma ficará mais fácil para você mesma, no futuro, entender melhor porque aquilo faz sentido.

Acredite no poder da sua mente

Seu cérebro funciona melhor que qualquer computador existente, já pensou o quanto isso é valioso? Não duvide do potencial das suas ideias, o que você precisa para colocá-las em prática pode ser nada mais nada menos que trabalha-las.


O post termina por aqui, mas já adiantamos que temos vários outros no estilo sendo preparados pra vocês, por isso, é importante que digam o que acharam do formato e estilo deste artigo. Esperamos que tenha sido útil e que vocês tenham gostado. Inclusive, preparamos um infográfico pra você compartilhar com as amigas, olha só:

Visual Thinking - Criatividade - Como ser criativo - Dicas para empreendedores e blogueiras

 

Você também pode gostar

1 Comentário

  • Reply
    Talita Rodrigues Nunes
    28/06/2017 as 3:10 pm

    Amei o post! Super me interesso pelo assunto e já tô esperando pelos próximos! As dicas são bem palpáveis e eu já faço algumas. Mas uso meu Planner para isso.

  • Deixe seu recado. Sua opinião é muito importante para nós! ♥